05 fevereiro, 2011

CROMOTERAPIA


Veja a função e o uso das cores no dia a dia para a cura



Toda vida neste planeta, a Terra, depende do Sol e da sua luz. Os ciclos vitais, para serem bons, acompanham os ciclos da luz solar. A cromoterapia estuda como voltar a este estado físico, mental e emocional usando as cores.
 CROMO > Cor
TERAPIA> Cura
Nas medicinas antigas, China, Índia, Grécia, a cromoterapia e a helioterapia (cura pelo sol) eram muito usadas pelos seus efeitos restauradores do equilíbrio interno. Um dos grandes pesquisadores da luz e suas decomposições, Issac Newton provou que a luz solar se compõe de radiações coloridas de diferentes ondas de comprimento. Ele fez passar um raio de luz solar por um prisma transparente e identificou sete radiações principais:

- Vermelho
- Laranja
- Amarelo
- Verde
- Azul
- Índigo
- Violeta


As quatro primeiras cores são chamadas de radiações de ondas longas e as três últimas de radiações de ondas curtas.
Três são identificadas como cores fundamentais: azul, amarelo e vermelho.
A partir delas pode-se obter outras tonalidades ao misturá-las entre si, são as chamadas cores complementares: violeta, verde, laranja.
E há ainda uma cor chamada de intermediária: o índigo.
Como funciona a cromoterapia na curaA cor é uma energia que pode ser transmitida ao corpo sutil do ser, a chamada aura. Uma vez feito o diagnóstico aplica-se a cor para estimular, equilibrar ou reduzir o funcionamento dos órgãos.
AS CORES PRIMARIAS
VERMELHOCaracterísticas: é a cor da vitalidade. Aquece e estimula a circulação, dando calor ao sangue arterial. É uma cor alcalina, não elétrica e não adstringente. Controla o Chacra da base ou chacra-raíz, na base da espinha (cóccix). Daqui ele controla os membros inferiores. 
Pertence ao elemento fogo, usado assim na medicina oriental.
Ao tratar alguém com estes raios se estimula o centro da vitalidade e assim a adrenalina é liberada no sangue.
Sob o efeito desta cor a hemoglobina do sangue aumenta, revigora a circulação e dissipa as doenças formadoras de mucos como os resfriados e gripes crônicas.


Combate a apatia e a indolência; ativa o que estiver contraído e retido.
Mentalmente esta cor move à ação, combate os sentimentos de baixa auto-estima, estimula a alegria e o poder de iniciativa. Aumenta a força de vontade e a coragem.        
Metais que se encontram na cor vermelho: titânio, ferro, rubídio, bismuto, zinco, cobre.
Cor complementar: VERDE
Encontrada nos seguintes alimentos: beterraba, rabanetes, agrião, repolho roxo, frutas vermelhas, berinjela, tomate, pimentão vermelho.
ROUPAS: Usar por um curto período de tempo. Útil para competições esportivas e para estimular o apetite. Para ANEMIA: preparar água solarizada vermelha e tomar de quatro a cinco copos por dia, entre as refeições.
CONTRA-INDICAÇÕES: temperamentos sanguíneos; coléricos ou histéricos; febre alta; perturbações mentais.


 ALARANJADO
Características: liberta as funções corporais e mentais, alivia a depressão, junta a força física com a sabedoria mental, inicia o processo de desenvolvimento interno psíquico para uma natureza mais elevada, combate a ignorância. Aquece e alegra. Não deve ser usado com exagero porque pode levar a pessoa a perder o senso de ponderação. Controla o segundo chacra, esplênico, e o pâncreas.

Cor da Lua, é também considerada a cor anti-fadiga, anti-cansaço. Proporciona otimismo, aumento da capacidade sexual e da libido; promove o equilíbrio entre o mental e o físico fortalecendo o corpo.
Tem uma ação mais calma e doce do que o vermelho o que faz que possa ser mais usado.

Metais que se encontram na cor alaranjado: ferro, selênio, níquel, cálcio, zinco, manganês e rubídio.Cor complementar: AZUL

Alimentos que contêm esta radiação de cor: cenoura, laranja, abóbora, damasco, pêssego, manga, melão, caqui, mamão e outras de casca ou polpa desta cor.
ROUPAS: usar para centrar a consciência, para ter otimismo e aumentar a energia sexual.
DOENÇAS TÍPICAS DA FALTA DESTA COR: asma crônica, febres, catarro, bronquite, tosse solta, gota, reumatismo crônico.
Não tem CONTRA-INDICAÇÕES.


AMARELO
Características: é a cor que corresponde ao planeta Mercurio sendo estimulante do sistema nervoso central, aumenta a energia digestiva e o tônus muscular. Possui uma ação muito positiva sobre o fígado e a vesícula biliar. Estimula o cérebro e os nervos e harmoniza o chacra do plexo solar.
Metais que se encontram nesta cor: ouro, níquel, zinco, cádmio, cobalto, alumínio, titânio.
Alimentos que contêm esta radiação de cor: milho, abobrinha, abacaxi, banana, limão, melão e outros de casca ou polpa desta cor.
ROUPAS: usar para quando tiver que fazer esforço mental, como em época de exames.
DOENÇAS TÍPICAS DA FALTA DESTA COR: problemas estomacais, constipação, flatulência, males do fígado, diabetes, hemorróidas, doenças de pele, cansaço mental.
CONTRA-INDICAÇÕES: excitação mental, palpitações cardíacas, alcoolismo, inflamações agudas, nervosismo.

VERDECaracterísticas: é a cor que corresponde ao planeta Netuno, na cor verde claro e a Plutão na cor verde escuro; e à cor da natureza e do progresso mental e corporal. Tem ação calmante e refrescante. Ele representa o ponto de equilíbrio. Estimula o chacra cardíaco. Deve ser usada com cautela porque com o passar do tempo de uso despertará o desequilibro entre os dois primeiro chacras e promoverá ciúmes e inveja. Alivia a insônia, acalma e ajuda a mudar de idéias para melhores.
Metais que se encontram nesta cor: cobre, níquel, cromo, platina, alumínio, titânio.
Alimentos que contêm esta radiação de cor: vegetais, todas as folhas, frutas doces.
ROUPAS: para se usar quando estiver com perturbações emocionais. Porém não deve ser usado por longos períodos.
DOENÇAS TÍPICAS DA FALTA DESTA COR: problemas do coração, pressão arterial alterada, úlcera, dores de cabeça, gripe, erisipelas, irritabilidade, hipertensão, hemorróidas.
CONTRA-INDICAÇÕES: não deve ser usado por muito tempo seguido, nem se rodear de coisas ou roupas de esta cor diariamente porque causará o efecto contrario e inflamará as mucosas.



AZUL
Características: relacionado com o planeta Júpiter e o com Urano na cor azul vivo, reduz o calor em excesso do corpo tendo ação calmante sobre o sistema nervoso principalmente sobre as pessoas com excesso de vermelho, que são as que se irritam com facilidade. Controla lãs glândulas endócrinas. É a maior cor ANTISEPTICA conhecida. Desperta a lealdade, a fé e a responsabilidade. Combate o egoísmo e favorece a meditação. Controla o chacra da garganta.
Metais que se encontram nesta cor: lata, chumbo, cobalto, cobre, níquel, zinco, manganês, alumínio, titânio.
Alimentos que contêm esta radiação de cor: uva preta, ameixa preta, repolho roxo, berinjela. 
ROUPAS: quando se quer encontrar a calma e a paz. Mas se usados continuamente causa cansaço, constipação e indigestão.
DOENÇAS TÍPICAS DA FALTA DESTA COR: doenças da garganta, laringite, dentição. Doenças que se curam com esta cor: febres, vômitos, disenteria, aftas, palpitações, reumatismo agudo, problemas externos dos olhos, dor de dente, dor de cabeça, problemas nervosos, menstruação dolorosa.
CONTRA-INDICAÇÕES: resfriados, gripes, tremores pelo frio, hipotensão, reumatismos.

USAR ROUPAS AZUIS
EM EXCESSO PODE PROVOCAR DEPRESSÃO, CONSTIPAÇÃO E FADIGA.

INDIGO
Características: Tem poder anestésico, estimula as glândulas paratireódes e acalma a tiróide. E purificadora do sangue e purificador da mente. Controla a psique e afina o pensamento lógico.  Está relacionado com o chacra frontal, no meio das sombracelhas. Controla a glândula pineal, a visão e o ouvido. Tem poder de liberar as almas sofredoras e fazer exorcismo.

Metais que se encontram nesta cor: cromo, ferro, cobre, titânio.

Alimentos que contêm esta radiação de cor: uva preta, ameixa preta, repolho roxo, berinjela.  E mais os do violeta.
DOENÇAS TÍPICAS DA FALTA DESTA COR: doenças dos olhos e do ouvido, problemas nos pulmões, bronquite, asma, dispepsia, obsessões e outras descompensações emocionais. 

COR USADA PARA CURAR TODAS AS DORES
EM QUALQUER LUGAR DO CORPO.
CONTRA-INDICAÇÕES: não apresenta.
COR COMPLEMENTAR: AMARELO

VIOLETA

 Características: Relacionada com o planeta Saturno e com Netuno, é reanimador e purificador do sangue. Controla a psique e afina o pensamento lógico.  Combate o medo e a angústia e elimina o ódio. Controla o chacra da coroa, a glândula pituitária, e a percepção espiritual.  Tem poder de liberar as almas sofredoras e fazer exorcismo.
Metais que são encontrados nesta cor: alumínio, manganês, ferro, rubídio, cálcio, cobalto, titânio.
Alimentos que contêm esta cor: berinjela, brócolis, beterraba, uvas pretas.
DOENÇAS TÍPICAS DA FALTA DESTA COR: desordens nervosas e mentais; neuroses, ciática, câimbras, reumatismo, tumores, problemas dos rins e bexiga.
Usado para: indigestão, perturbações do baço, sensação de sonolência após o almoço, cistites, perda dos cabelos, irritação da pele.
CONTRA-INDICAÇÕES: não apresenta.

BRANCOCaracterísticas: E reanimador e purificador do sangue. Controla a psique e afina o pensamento lógico.  Controla o chacra da coroa,  a glândula pituitária, e a percepção espiritual.  Ajuda en la vida espiritual, alivia a dor e expulsa os espíritos negativos.
Metais nas que encontramos esta cor: platina, prata.
Alimentos que contêm esta radiação de cor: cebola, alho, nabo, repolho branco, uvas claras, pera, maçã.

DOENÇAS TÍPICAS DA FALTA DESTA COR: desordens nervosas e mentais; problemas espirituais, obssessões, falta de paz.






PROPIEDADES CURATIVAS DAS CORES COMPOSTAS

Azul turquesa: ativa a regeneração da pele, cura queimaduras, cicatriza feridas. É muito eficaz em problemas agudos. Calmante após trabalhos mentais exaustivos.

Verde Limão: tem ação estimulante e desintoxicante. É considerado um importante ativador da sexualidade. Elimina o cansaço. Estimula os ossos, trata do fígado preguiçoso que deixa gosto amargo na boca. Ajuda na memória e na concentração.

Púrpura: baixa a pressão sanguínea. Tem ação analgésica, combate a febre, acalma a sexualidade desenfreada, os sangramentos no nariz e as irritações de pele. Estimula o sistema venoso, age como diurético e purifica os rins. Controla a menstruação excessiva.
Escarlate: aumenta a pressão sanguínea. E estimulante geral, funciona muito bem estimulando o coração, os rins e a sexualidade. Na medicina oriental é usado como estimulante das atividades renais e para tratar a frigidez.


Fonte: http://www.rakelpossi.com/ampliado.php?ID=20090504192019 

Nenhum comentário: