24 dezembro, 2010

O que é Natal? Qual a Origem do Natal?


natalpagao]

Pretendo mostrar neste texto a Origem da data do Natal Cristão, o “abafamento” quanto à festa original pagã, e de qualquer maneira,   propiciar  para que não  esqueçamos desta “Data Cristã”. Mas antes precisamos saber: o  que significa Natal? Natal significa Nascimento, e isso quer dizer aniversário, a data do nosso aniversário é o nosso Natal. Porém, embora muitos desconheçam esse fato, a data do nascimento de Jesus não é sabida com exatidão, ou seja o dia 25 de Dezembro não é o dia do Natal de Jesus Cristo.

Dessa maneira a única coisa certa que temos quanto ao dia 25 de Dezembro é que este não foi o dia do nascimento do Mestre Jesus, mas isso não impede que o comemoremos neste dia, pois ninguém sabe ao certo quando foi que o Menino Jesus Nasceu.

A definição desta data para ser comemorada em 25 de dezembro se deve ao fato da Igreja Cristã escolher uma data que era festiva na época, e ao mesmo tempo, fazer que se fosse aos poucos esquecendo dessa outra festa que tinha origem pagã,  era a festa do Sol ou como queiram, deus Sol.  Assim a igreja no século IV começa a cristianizar uma data pagã.

Naquela época em Roma havia uma festa chamada Saturnália que era uma festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro, nesse  período havia muita alegria e se trocavam presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Como podemos perceber, aquelas festas pagãs e a festa do deus Sol era exatamente na época do Solstício de Inverno no hemisfério Norte, e ao contrário, início do Verão no hemisfério Sul. Lá é início do Inverno o que combina com o Papai Noel com toda a sua roupa pesada e agasalhada, o mesmo não combina com quem está no Verão.

O que precisamos enfatizar agora é que embora a data tenha uma origem “menos nobre” o importante é que o povo cristão passou a comemorar em 25 de dezembro o Nascimento de Jesus Cristo, e isso foi sendo vivenciado por muitos e muitos séculos, até que aos poucos e ironicamente começou-se a perceber que a data de Natal não tem mais o sentido Cristão que teve durante muitos e muitos anos….

Hoje as pessoas, em sua grande maioria, a pesar de não saberem a origem da Festa de  Natal, estão de qualquer maneira a vivenciando como uma festa pagã, estes não sabem, e talvez  nunca souberam que a data de 25 de Dezembro passou a ser a data de comemoração do nascimento do Menino Jesus Cristo, e portanto é uma festa religiosa Cristã. Pode parecer irônico este fato, e de fato o seria se “o Mundo que se diz Cristão” realmente o fosse.

No entanto como observamos no Mundo Ocidental que se diz Cristão tantas e tantas atrocidades e atitudes incoerentes que os maiores ditadores, não cristãos da história,  teriam até inveja por não terem imaginado tais atrocidades antes…

Dessa maneira parece até normal que este “povo de Deus” aja como se este dia fosse um outro dia qualquer e que, da mesma maneira que os antigos que “comemoravam um solstício” estes estão comemorando “apenas” uma reunião de família, um Verão ou Inverno que começa e um dia de dar e receber presentes e lembranças, mas lembranças do que mesmo hem?

Bem, começamos com uma data pagã, a transformamos em uma data Cristã e voltamos a ter uma data pagã… será que é assim que vai terminar a história?

Um dia destes conversando com meu tio Enzo sobre este artigo que eu iria publicar, ele disse: Você não deve fechar este artigo apenas deixando este questionamento. Que tal sugerir o Retorno ao Sentido mais Sublime do Natal. E ele completou “precisamos ter um Bolo à mesa na  ceia de Natal”

Assim amigos leitores eu solidário com meu tio Enzo gostaria de convocar os amigos que sejam ou que tenham um carinho pelo Cristianismo e principalmente pelo Mestre Jesus Cristo que retornemos às lembranças do Natal Primordial. Então da mesma maneira que nos aniversários dos mortais temos um bolo à mesa e cantamos parabéns, façamos o mesmo com este amigo aniversariante que estará completando 2010 anos (1) desde que veio a este Planeta Terra.

Feliz Natal!  Coma o bolo lembrando do Aniversariante. Lembre-se, ainda que instantaneamente, o porquê desta data existir até aos nossos dias… Aliás se antes tínhamos um Sol, hoje temos uma Luz.

Abraços do Benito Pepe

Veja outro texto meu sobre o Natal > É Natal… Mas é para todo o Mundo?

Nota.: Na verdade não se sabe ao certo, nem o dia em que Jesus Nasceu e nem há quantos anos exatos esse fato ocorreu, há um erro na contagem desses anos que hoje atribuímos a partir do Calendário Gregoriano, o mesmo contém um erro que pode ser de mais 4, 6 ou mais anos. Portanto já estaríamos comemorando, pelo menos 2014 aniversários de Jesus (isto desde que ele veio ao Planeta Terra).

Nenhum comentário: